Lembra-te do porquê de fazeres o que fazes:
Se, como eu, muitas vezes acordas 5 minutos antes da hora a que normalmente entras no trabalho, pode ser complicado começar logo a tratar de tudo o que tens que resolver! Nesse sentido, eu tenho uma arma secreta: para além das to-do lists que faço mal acordo, gosto de acordar, mesmo com o meu mau humor matinal, e fazer um esforço para me recordar do porquê do meu trabalho.
Um pequeno exemplo? Trabalho imenso no apoio ao cliente, o que nem sempre é divertido como podem imaginar, mas na outra face da moeda eu também sou cliente e gosto muito quando as marcas vão além das minhas expectativas! Acordo todos os dias a pensar em como é a responsabilidade da Catarina que trabalha por de trás da Infinitebook satisfazer as centenas de Catarinas à espera de uma ajuda do outro lado do ecrã.
Acredito que todos os trabalhos no mundo servem um propósito maior do que aquele que aparentam. Por isso pensa um bocadinho no teu propósito. Se caíste neste Blog já não foi por acaso e acredito que já tenhas ou estejas à procura dessa missão!
To-do Lists – as maiores aliadas no trabalho:
Com mil coisas para fazer gosto de as escrever no meu Infinitebook, mesmo as mais simples, como “responder ao email da Maria” ou “lembrar o Pedro de tirar as fotografias”, assim sei que não me vou perder. Trabalhar entre computadores e telefones pode ser exaustivo pela quantidade de informação que nos caí a todos os segundos. Assim, ao criar as minhas listas e organizá-las por prioridades sei que o meu dever daquele dia será atingido!
Distrações e distrações e distrações
Como disse, computadores e telefones podem desafiar a nossa capacidade de concentração e atacar a nossa produtividade a toda a hora.
O que eu faço e recomendo é:
- Escolher muito bem que tipo de notificações que quero ativas, assim só sou interrompida por coisas realmente urgentes e que merecem mesmo a minha atenção.
- Usar um caderno para pensar e estruturar o trabalho que estou a desenvolver e usar apenas o computador quando já estou na parte final do projeto. Assim não me distraio tanto. Está comprovado que escrever à mão é mais eficaz para o nosso cérebro do que escrever num teclado, por muito mais fácil e menos consumidor de tempo que possa parecer, o nosso cérebro foi ensinado a escrever em papel desde pequeno o que faz com que assimile os problemas muito mais facilmente o que leva à reação seguinte mais rápido: encontrar uma SOLUÇÃO!
- Lembrar que estes momentos são difíceis para todos e que nem sempre a criatividade vai ligar à hora que queres e isso é OK (a não ser que já estejas atrasada na entrega do trabalho, como é caso deste artigo). Mesmo assim, não uses este argumento como uma desculpa, mas recompensa-te com um chocolatinho quando o trabalho estiver finalmente concluído!
Ps: Eu sei que nem toda a gente tem um emprego em que possa por estas dicas em ação. E nem toda a gente se pode dar à liberdade de se comportar como eu no meu emprego. Quero com este blog alegrar um bocadinho o teu dia!