Porque é que tem de haver um motivo especial para oferecer um presente a alguém? É normal pensarmos em comprar um presente quando há aniversários ou é Natal. Mas, porque não surpreender quem mais gostamos? Este é o lado bonito de dar a quem não está a contar: podes oferecer o que quiseres e quando quiseres.
Este desafio ainda se torna maior quando a pessoa em questão é a tua avó ou o teu avô. As ideias são sempre as mesmas: meias? uma manta? uma carteira? pantufas? Outra vez?! Porque não oferecer um presente que é divertido, didático e ajuda na concentração e na memória?
Apresentamos-te o Infinitamente! Spoiler alert: a prenda que vai fazer a diferença na vida dos teus avós. Como? Vamos descobrir!
O que é o Infinitamente?
É um caderno reutilizável e infinito, com mais de 100 exercícios, que quer pôr essas cabeças a funcionar. “Espera lá, estás a dizer que vou oferecer aos meus avós um caderno de exercícios?”, pensas tu. E a nossa resposta é: sim! Acredita que pode ser bem divertido e um grande companheiro no dia a dia dos teus avós.
Uma nota importante: este caderno reutilizável foi desenvolvido por psicólogas da área da neuropsicologia. A Cláudia Sousa e a Telma Miranda trabalham no Centro
Hospitalar Universitário São João, no Porto.
Para que serve o Infinitamente?
O Infinitamente está dividido em 10 momentos, pensados para estimular várias funções cognitivas, como a orientação, atenção, memória, linguagem e funções executivas. Qual é o objetivo? Ter um cérebro saudável. Como? É o mesmo com o exercício físico. Se estimulares a mente, estás um passo à frente na tua saúde mental.
Adivinha: este caderno reutilizável serve para todas as idades! Sabemos que é o presente perfeito para os teus avós. Mas é, também, um motivo para juntar toda a família. Afinal, quem não gosta de um bom desafio em família? Melhor que monopólio!
Como usar o Infinitamente?
Abres o caderno e encontras 10 Momentos Cognitivos. Cada um deles é um momento de autocuidado e bem-estar. A nossa sugestão: fazer um momento por dia! É uma forma diferente de estares com os teus avós, por exemplo. E não tens de completar os Momentos Cognitivos pela ordem que está no caderno. Mas atenção: assim que os teus avós começarem um dos Momentos é importante ir até ao fim.
Porquê oferecer o Infinitamente aos teus avós?
Sejam os teus avós ativos ou não, o Infinitamente é uma ferramenta poderosa para o seu cérebro. Ajuda na:
1. Orientação
Exemplo: quando vão a um jantar de família e apresentam a pessoa que vai a acompanhá-los.
2. Atenção
Exemplo: quando estão a estacionar o carro com o rádio ligado ao mesmo tempo e sentem necessidade de o desligar.
3. Memória
Exemplo: quando fazem uma conta de cabeça e têm de manter alguns números na sua memória.
4. Cálculo
Exemplo: quando calculam o tempo que falta para o autocarro.
5. Visuoespacial
Exemplo: quando decidem não passar na passadeira por se aperceberem que o carro vem mais rápido.
6. Linguagem
Exemplo: quando dizem o que sentem ou pensam; quando expressam uma opinião.
7. Funções executivas
Exemplo: quando sabe que vão receber pessoas em sua casa e têm de planear a refeição e pôr a mesa.
E, claro, é um caderno 100% reutilizável. O que significa que os teus avós podem fazer e os exercícios sempre que quiserem. Para apagar os exercícios, basta passar um pano húmido, voltando a ter uma página em branco pronta a recomeçar. Ainda há dúvidas a circular na tua cabeça sobre este presente? Vamos acabar com elas agora! Afinal, contra factos, não há argumentos.
Este ano não há desculpas: oferece o que quiseres e quando quiseres aos teus avós. E nós, como bons amigos que somos, até te damos uma ideia pronta a embrulhar. Um presente diferente e que vai trazer mais diversão ao seu dia a dia. E no final ainda os ajudas a manterem-se ativos e sentirem-se úteis. Uma forma bonita e simples de mostrares que te preocupas.
Descobre mais sobre a história do Infinitamente e tudo o que vais poder explorar.