Home > Blog > Tips & Tricks > O segredo para cumprires as resoluções de ano novo: do papel à prática

O segredo para cumprires as resoluções de ano novo: do papel à prática

Infinitebook-ano-novo

Chega o dia 1 de janeiro e o discurso é o mesmo: ano novo, vida nova. Com ele chegam as resoluções e o que queres mudar na tua vida. Que objetivos tens? O que gostavas de mudar ou fazer diferente? Todos, de uma maneira ou outra, temos a nossa lista com resoluções de ano novo. Podes não chamá-la resoluções, mas o ponto de partida todos sabemos qual é. Chegar a essa lista é fácil, já cumpri-la não tanto. Então se é assim tão difícil cumprir estes objetivos, por que é que os escrevemos? A pergunta que todos pensamos.

“Resoluções de ano novo que nunca vão acontecer.”

Está na altura de terminar com esta tendência! Não estamos a dizer para desistires dos teus objetivos. Escrevê-los é importante e o primeiro passo. Nem que seja para te relembrar dia após dia do que queres mudar ou conseguir no novo ano. O segundo passo está em cumpri-los e aí nós temos a solução. Queres saber qual é o segredo para cumprires as resoluções de ano novo? 

Escrever as tuas resoluções de ano novo num caderno reutilizável e infinito, porque não?

O segredo está numa ferramenta muito prática que podes levar contigo para qualquer lugar. Sim, um caderno. Mas não um caderno qualquer. “É um caderno que me vai fazer cumprir todas as minhas resoluções?”, pensas tu. Pode não parecer óbvio, mas há cadernos que são mais do que páginas em branco. Por exemplo, um caderno reutilizável e infinito.

Vamos do início. Levante a mão aquela pessoa que em nenhum momento pensou: “estes objetivos? dificilmente vou cumpri-los.” Ainda nem a lista terminamos e já estamos a sentir-nos derrotados. A verdade é que nós somos ótimos a tornar o que pode ser uma possibilidade de redescoberta em algo a ter medo. De repente a lista que seria o “primeiro dia do resto da tua vida”, tornou-se aquilo que preferes nem pensar.

Um caderno reutilizável vai trazer-te mais liberdade e, acredita, vais sentir-te no controlo. Não vai ser essa lista a tomar conta da tua vida. Escreve, apaga e recomeça do zero as vezes que precisares. Mas não as vezes que quiseres. O segundo erro está em não levares a sério as tuas resoluções. Ou não serem as que precisas para a tua vida neste momento. Independentemente do que é, é importante acreditares (mesmo!) no que escreveste na tua lista. Isso é meio caminho para conseguires cumpri-las. 

apagar-infinitebook

O que muda afinal com um caderno reutilizável e infinito?

Então, terminaste a tua lista. Tens à tua frente objetivos que acreditas e que sabes que vais cumprir. O teu caderno INFINITEBOOK entra em cena. O que muda?

  1. Vais escrever e apagar muitas vezes
    Não há problema em “errar”. Não há problema se algumas resoluções ficaram pelo caminho. Podes sempre apagar e recomeçar. Rescrevê-las para um próximo ano, por exemplo. 
  2. Peso não significa responsabilidade
    Um caderno reutilizável e infinito torna as tuas resoluções mais leves. Ou seja, aquela ansiedade que sentias por uma lista que parecia estar gravada para sempre? Desaparece. Mas o teu compromisso, esse não muda. Só o conseguirás manter porque a pressão sobre ti, deixou de existir.
  3. Vais estar sempre um passo à frente
    Este exercício de escrever e apagar vezes sem conta é uma oportunidade para evoluíres. Para quê termos resoluções escritas e intocáveis se não as cumprimos de todo? Mais vale aceitar as nossas dificuldades, apagar e recomeçar do que olhar para elas como uma lei. É aqui que nos vamos conhecer melhor.
  4. Crescer até pode ser divertido (mesmo quando não é fácil)
    Como costumamos dizer, crescer cria caos e caos cria crescimento. Escrever resoluções de ano novo não são consensuais porque às vezes significa mexer na ferida. E sabemos como isso nos deixa desconfortáveis. Ainda mais quando elas ficam apenas pelo papel. Mas o truque está em mudar de perspetiva. Ver esta lista como mais um passo para aquilo que quero alcançar. E saber que vai ser um caminho atribulado, mas sem dúvida divertido. Com muitas histórias por contar. 

No fundo, o segredo está mesmo em saber quando é altura de apagar e recomeçar. Não é afinal esse o propósito das resoluções de ano novo?

Começa a tua aventura chamada “2023” com cadernos reutilizáveis que são o segredo para este ano cumprires (mesmo!) as tuas resoluções. Se gostas de ter os pés assentes na terra experimenta o Infinitebook Planner; para os que se perdem em listas apresentamos o Infinitebook Makers; e, como não há duas sem três, leva as tuas resoluções a outro nível com o Infinitebook 80 000 Hours Planner. 

Deixa um Comentário

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.